O PBC contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na organização do evento, e com o patrocínio da Vallya Negócios & Investimentos e da vinícola gaúcha Salton.

O livro de Roberto Dumas, publicado pela Editora Saint Paul, é o primeiro sobre economia chinesa publicado em português e tem prefácio do Embaixador Clodoaldo Hugueney, embaixador do Brasil na China entre 2008 e 2013. Em seu livro, Dumas analisa o novo desafio econômico do governo chinês para que o país continue crescendo: aumentar o nível de consumo da população e reduzir a desigualdade.

A exposição de Dumas foi seguida por um debate, do qual participaram o Professor Titular de Relações Internacionais da UFRGS, Paulo Visentini, e o Assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Governador Tarso Genro, Tarson Núñez. Visentini destacou o alto nível de complexidade da economia chinesa e as transformações econômicas que levaram ao aumento de renda de uma grande parcela da população ao longo das últimas décadas. Núñez reforçou a posição do governo do Rio Grande do Sul de priorizar as relações com a China e a atração de investimentos chineses para o estado. Núñez elencou ainda as mais recentes iniciativas do governo gaúcho de aproximação com o país asiático, como a organização de missões à China e a recepção de delegações governamentais e empresariais chinesas.

O PBC foi fundado em Xangai, China, em 2011, e reúne profissionais brasileiros, chineses e de outras nacionalidades que trabalham com negócios entre o Brasil e a China, além de estudantes e acadêmicos com interesse no tema. O evento de lançamento do PBC no Brasil, realizado na Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo, em dezembro de 2013, também contou com o apoio da Vallya.

Segundo o Sócio-Fundador da Vallya, Luis Fernando Franceschini, a realização de negócios sino-brasileiros é um dos principais focos da empresa, com destaque para os setores de agricultura e agroindústria, infraestrutura, mineração e energia. “Queremos, portanto, promover a formação de massa crítica entre os nossos governos e classe empresarial a respeito das oportunidades de negócios que a China oferece”, completou ele.

Prestigiaram o evento autoridades do governo gaúcho, dirigentes de empresas, professores e universitários.

Larissa Wachholz dá início ao evento e explica os propósitos do PBC - Profissionais Brasil-China

 

O economista Roberto Dumas em sua exposição

 

A mesa do evento foi composta pela representante do PBC, Larissa Wachholz, o economista Roberto Dumas, o Professor Paulo Visentini, e o Assessor Internacional do Governo do RS, Tarson Núñez.

 

Deputado Raul Carrion participa do debate

 

Luis Fernando Franceschini, Sócio-Fundador da Vallya, entre Larissa Wachholz e Roberto Dumas

 

Deputado Raul Carrion e o engenheiro Edgar Cardeal, no coquetel

 

Tarson Núñez, assessor internacional do governo do RS, Carlos Henrique Horn, diretor do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), e Espártaco Dutra, da assessoria internacional do RS, conversam com o economista Roberto Dumas

Fonte: Vallya

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS