NBD2943menor

Profissionais e diplomatas brasileiros e estrangeiros estiveram presentes no evento, que teve tradução simultânea português-inglês (Foto: Nathalia Damaceno FAAP)

Os debates foram conduzidos pelo Embaixador Clodoaldo Hugueney, chefe da missão diplomática do Brasil para a China entre 2008 e 2013, que falou sobre Oportunidades para empresas brasileiras no país asiático, e pelo economista Roberto Dumas Damas, que deu aos participantes um panorama sobre a situação econômica atual na China. Dumas foi o Representante-Chefe para a China do Itaú BBA entre 2007 e 2011.

 NBD3039menor

Palestra do economista Roberto Dumas Damas (Foto: Nathalia Damaceno FAAP)

Fundado em Xangai no início de 2011 por três jovens profissionais brasileiras - Priscila Greenbutler, Fernanda Lomenso e Marla Naumann - que buscavam a oportunidade de integrar e aproximar brasileiros que trabalhavam na China, o grupo Profissionais Brasileiros na China, agora denominado Profissionais Brasil-China, ou PBC, cresceu dentro do país asiático e fora dele. Ainda em 2011, os eventos do PBC passaram a ser realizados também em Pequim e Hong Kong, cidades que concentram grande número de expatriados brasileiros em atividade profissional na Ásia. Hoje são aproximadamente 800 membros brasileiros, entre profissionais, estudantes e acadêmicos.

Com o retorno ao Brasil de alguns de seus membros, como Larissa Wachholz, representante do PBC em Pequim, e Fernanda Lomenso, fundadora e representante em Xangai, percebeu-se grande interesse da comunidade envolvida em negócios e estudos sino-brasileiros em dar continuidade às discussões sobre política, economia e cultura chinesas também no Brasil. Como resultado, o primeiro evento do PBC no Brasil foi realizado na capital paulista e os próximos estão sendo planejados para o Rio de Janeiro e Brasília.

 NBD3094menor

Fernanda Lomenso e Larissa Wachholz, do Profissionais Brasil-China, com o Embaixador Clodoaldo Hugueney, à direita, e o economista Roberto Dumas Damas (Foto: Nathalia Damaceno FAAP)

Equipe de Redação Vallya

 


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS