Em três meses, essa foi a terceira missão do Banco a cumprir agenda de reuniões e discussão de projetos selecionados pela Vallya. Tal ritmo de visitas se dá pelo forte interesse dos chineses em participarem de negócios que permitam às empresas chinesas aumentarem sua presença no Brasil.

Ao chegarem em São Paulo no dia 13, foram acompanhados por Larissa Wachholz e Luciane Baldo, da equipe da Vallya, a uma consultoria econômico-financeira especializada em parcerias público-privadas em infraestrutura, onde discutiram o modelo de investimento em infraestrutura no Brasil e projetos públicos previstos para 2014. No mesmo dia, mantiveram conversas também com um grande grupo logístico, quando abordaram possível participação em projetos privados de transporte de cargas.

Em Porto Alegre, no dia 14, participaram de encontro na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O evento, organizado por Ana Karasek e Dóris Kummel, da equipe da Vallya em Porto Alegre, contou com a presença de gerentes de projetos de três empresas gaúchas, que foram apresentar suas propostas ao banco chinês, além de membros do conselho da Federação. Empreendimentos de geração de energia solar, no RS, tiveram destaque nas discussões, tendo em vista que Brasil e China têm interesses complementares na expansão do uso de energias renováveis.

Bai Changming e Cong Yue permaneceram na cidade por mais um dia para reuniões com autoridades locais. Na Prefeitura de Porto Alegre, visitaram o Escritório Metrôpoa, onde foram recebidos por Luís Cláudio Ribeiro, gerente da equipe responsável pelo planejamento do metrô de Porto Alegre, além de representantes das Secretarias Municipais de Gestão, Fazenda e da Secretaria Estadual de Planejamento. Bai Changming manifestou o interesse do banco em estudar participação no financiamento das obras e do equipamento do metrô.

Foram mantidas conversas também com o governo estadual, por meio do Secretário de Planejamento do Estado, que convidou o China Eximbank e a Vallya para participarem de rodada de negócios entre empresas chinesas e empresas gaúchas, evento que está em elaboração para o primeiro semestre de 2014 pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.

Ainda na cidade gaúcha, a missão chinesa esteve com o Vice Presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), José Américo da Silva, que demonstrou interesse em aproximar as empresas da Federação com o Banco, no sentido de promover parcerias entre empresas locais e empresas chinesas. O Vice Presidente ressaltou os projetos de pesquisa e ciência & tecnologia desenvolvidos pela Federasul, que podem atrair investimento asiático.

federasul

Bai Changming e Cong Yue em reunião na Federasul. Foto: Gabriela Sucasas/Federasul

federasul-2

Dóris Kümmel, da equipe Vallya, em reunião na Federação. Foto: Gabriela Sucasas/Federasul

Por: Luísa Leite
Equipe de Redação Vallya


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS