Infraestrutura em Destaque
10/02/2023
Alan da Mota Penteado Rafaini alan.rafaini@vallya.com
João Pedro Boskovic Cortez joao.cortez@vallya.com
Destaques do Dia Metrô de São Paulo abre licitação para estudos da Linha 20-Rosa: A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) abriu uma licitação para contratar empresa que realize estudo de desapropriação das áreas para construção da Linha 20-Rosa, que irá conectar a região do Grande ABC à São Paulo (SP). Segundo edital disponibilizado pelo Metrô, a análise de desapropriação começa por áreas da Capital, já as estações que chegam ao Grande ABC ficaram para um próximo edital. Esta será a primeira conexão do metrô com a Região do Grande ABC. A identificação de áreas prioritárias para desapropriação é fundamental para a valoração do projeto, e para o futuro processo de desapropriação de imóveis, que será conduzido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do processo administrativo da Declaração de Utilidade Pública. De acordo com o projeto, a previsão é que duas estações sejam construídas em São Bernardo (SP) e quatro em Santo André (SP). A Linha 20-Rosa sairá da Lapa e terá como destino a estação de trem Prefeito Celso Daniel, que fica em Santo André (SP). As propostas para o estudo devem ser entregues no próximo dia 02, às 9h, no Edifício Cidade II, na Rua Boa Vista, 175, em São Paulo (SP). O prazo para realização do estudo é de 10 meses, após a assinatura do contrato. (Diário do Grande ABC) Prefeitura São Gonçalo do Amarante (RN) anuncia licitação para construção de ponte: A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante (RN), irá lançar na próxima segunda-feira (13) o edital de licitação para construção de uma ponte que deverá conectar a região de Uruaçu à Zona Oeste da capital do Estado do Rio Grande do Norte. A Ponte dos Mártires passará sobre o Rio Jundiaí, afluente do Rio Potengi, será construída no ponto mais estreito da travessia, em que terá cerca de 400 metros de comprimento e 10 metros de largura, estima-se que a obra custe aproximadamente R$ 48 milhões. O prefeito, Eraldo Paiva (PT), declarou que "Nós não iremos resolver o problema da mobilidade urbana isoladamente, mas com a nova ponte estamos apresentamos à Região Metropolitana de Natal uma terceira ponte de acesso, que ligará Natal a São Gonçalo do Amarante, ali na região Oeste, próximo do quilômetro seis e que sairá no município de Uruaçu. Segundo Paiva, a obra terá "dupla função“, pois além de reduzir o trajeto de moradores de bairros e comunidades do município que frequentam diariamente a capital, a ponte será útil ao turismo, na medida em que facilitará o acesso ao Monumento aos Santos Mártires e ao aeroporto que atende a região metropolitana e que fica localizado no município. Os recursos destinados à obra já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal. O projeto foi inicialmente divulgado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional no início do ano passado. (G1)
Outras notícias
No próximo domingo (12), a Prefeitura Municipal de Cianorte (PR) finalizará a consulta pública referente à adesão a uma Parceria Público-Privada (PPP) para contratação e concessão administrativa dos serviços de iluminação pública do município. Segundo o edital, a parceria prevê modernização, implantação, expansão, manutenção da rede, entre outras intervenções menores. Desta forma, as manifestações devem ser enviadas pelo e-mail consultapublica2023@cianorte.pr.gov.br. (G1)
A Prefeitura Municipal de Taubaté (SP) abriu licitação para definir a empresa que ficará responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública no município. O projeto prevê a disponibilização de cinco equipes para a manutenção do parque de iluminação do município, que é composto por 38.291 luminárias, sendo 30.994 de LED (80,94% do total). Um pregão eletrônico está marcado para acontecer no dia 27 de fevereiro, onde ficará responsável pelo contrato a empresa, que fizer a proposta de menor valor, sendo o valor máximo R$ 7,688 milhões pelos 12 meses de contrato. (012 News)
A Prefeitura Municipal de Porto Velho (RO) inicia tratativas para a contratação da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, com a futura responsável pela realização do leilão de concessão dos serviços de água tratada e esgoto sanitário no município, a escolha pelo leilão na entidade decorre da expertise da empresa em grandes obras de infraestrutura no país. O prefeito do município, Hildon Chaves (União) declarou: “nosso objetivo é atrair cada vez mais empresas interessadas e capacitadas para esse tipo de empreendimento. E nada melhor do que estreitar laços e definir ajustes diretamente com a bolsa de valores do país”. (Diário da Amazônia)
Painel Infra Mensal
Painel Infra Mensal
Copyright © Vallya 2023, Todos os direitos reservados.
Commenti